CONCURSOS PÚBLICOS Fabricio Souza

Como se Concentrar Nos Estudos? E Ter Resultados Surpreendentes Em Concursos

Como se Concentrar Nos Estudos? E Ter Resultados Surpreendentes Em Concursos

Como se concentrar nos estudos para concursos?

Foco, Palavra simples, mas de grande poder de ferramenta metal, o foco é ligado ao objetivo de onde se quer chegar, pois se não tiver o objetivo, não saberás onde esta caminhando, uma prioridade que não desvia para outro caminho. Mas por trás de tudo como focar nos estudos? isso existe um poder de trilhar ao caminho do sucesso, mas também divergências que nos atrapalha o caminho.

Procurar fazer mil e umas coisas momentâneas, que na verdade pode ser prejudicial às realizações pessoais e projetos de vida, e na verdade esquece o essencial, atrapalhando você diante de obstáculos. Então executar muitas atividades não significa que estará realizando muitas coisas, afinal pode levar tempo ou não a concluir, induzindo a desistência de objetivos.

Fazer o que não gosta é chato, a mente logo se rompe das atividades o do que é importante, se distraindo com outras coisas importunas e colocando o pensamento no automático no dia-a-dia. Fatos típicos em que convivemos no mundo cheio de informação e entretenimento ligado a tecnologia, internet, e outros como o celular quando alguém liga a você quando esta estudando, conversa vai conversa vem, já se passou mais 20 minutos, passa SMS, responder no grupo do Whatsapp, e das redes sociais como facebook ver as atualizações, assistir vídeos youtube e aquele futebol de quarta feira à noite ou uma programação predileta e dentre outras que cérebro da preferência às gratificações imediatas, isso levaria tempo para o cérebro se recompor novamente.

Os Problemas particulares

E outras coisas relativos a problemas são como situações financeiras, problemas familiares, namorado (a), transito e outros, que nos levar a tirar nosso foco em que desejamos ou gostamos.

Essa ferramenta poderosa da tecnologia além de um ótimo aliado para estudos, também são na verdade uns dos vilões, no sentido de distração e diversão, aquela atividade que era pra ser feito naquele momento, na verdade não acontece, muitos estímulos passam na sua mente brigando por sua atenção, por fim desviando o foco totalmente ou parcialmente de um objetivo importante notavelmente simples. Um problema que ataca pessoas comuns, que muitas vezes dissipamos a nossa energia, para poucas coisas importantes.

É possível sim combater essas distrações, e aprender a ter foco, é preciso definir duas coisas, 1º o que essencial e 2º eliminar o resto,

O essencial é exatamente o que é importante ou benéfico sendo urgente ou não, e o resto é eliminar distrações desnecessárias. E quando deixamos realmente o resto, nada importa, o essencial se prevalece à atenção, ai sim começa ter uma ação positiva a nosso favor para atingir a meta.

Leia Mais: Porque Não Adianta Virar a Noite Estudando?

 CONCENTRAÇÃO

qualidade estável

A concentração é qualidade estável mente no objetivo ou numa estimação de valores para melhorar. Não permanece a concentração quando não temos algo à vista que a mente possa esta firme. A paciência é indispensável, vontade e persistência.

A concentração é uma situação de escolha, logo ao tomar a decisão, o cérebro aciona uma posição o sistema límbico que compreende toda estrutura cerebral, memória, aprendizagem, comportamentos emocionais, resumindo é uma integração de informações sensoriais, considerando assim uma resposta ao consciente, emocional e vegetativo.

Quando o interesse é maior em focar , as atividades nos  podem estudos ser mais viável e fáceis de realizar algo inconveniente, ou então quando é levado a diversão, fazendo, por exemplo, premiação, cada vez você executar uma tarefa desagradável, mas necessário, que você se premia, digamos, daí o foco naturalmente se atenta e realizar essa atividade, porque passa a ter um gosto de uma maneira de se divertir.

Traçar as metas

Para que as coisas mudem de forma rápida e efetiva para os estudos, é necessário que as execute as tarefas ao poucos, como a meta, no caso se for longa, pois se você pegar essa meta e dividi-las em etapas, tudo tem que ocorrer naturalmente, é como pegássemos um salame inteiro e comesse, provavelmente não seria agradável, e poderia não comer mais, agora esse salame estivesse bem cortados, tomando uma cervejinha ou um refrigerante, batendo papo, pois comera todo o salame sem perceber que comeu tudo. Isso mostra a eficiência que faz a meta por parte, experimente fazer dessa forma tudo ocorrera com sucesso.

DISTRAÇÕES DE CONCENTRAÇÃO

Falta de foco:

No começo do parágrafo falamos um pouco sobre distração, é necessário sempre identificar o que nos impede uns dos fatos comuns hoje em dia é a tecnologia que tiram muito foco no exato momento que deveria ser feito e não acontece, e também outras maneiras que nos impede de corres atrás dos objetivos.

Existe parte do nosso cérebro que trabalha a favor ao o “cotex- frontal” que bem frente esta região cerebral esta associado ao planejamento mental, pensamentos complexos, comportamentos, tomada de decisão e habilidade para gerenciar conflitos. Nessa região funciona de acordo com pensamentos e ações com as metas internas, determinados por nossas vontades a certas coisas, como se concentrar nos estudos.

Algumas de pessoas que estudam, praticam hábitos bem funcionais para tirar distração do foco seu caminho, o facebook, por exemplo, por consequência no momento em que você estuda, a mente logo altera seus pensamos a rede social, no qual tipo se chegou alguma mensagem na caixa, ou então novos comentários no seu grupo ou aquela curtida na foto.

Exercite seu foco

Outra maneira ativa é determinar em certos horários para verificar os emails, entrar poucas vezes na rede social conforme necessidade vá diminuindo cada dia, isso fará uma diferença na sua vida, e mais qualidade para o foco.

A distração para outras situações como estresse, a falta de organização, desmotivação, acumulação de atividades, patológicos e dentre outros, por incrível que parece no modo geral as dificuldade será sempre decorrente na vida de cada um, mas encarando e passando por cima de seus problemas com vontade de vencer, essa questão simples, felizmente pode ser solucionado com facilidade.

Veja agora com mais detalhes nesta aula sobre como se concentrar nos estudos e com o Professor Renato Alves Recordista Brasileiro de memória.

 

   QUERO ME INSCREVER E CONHECER O MÉTODO

 

          Portanto para aperfeiçoar como se concentrar nos estudos e ter mais foco ,desse modo, a concentração só pode ser realizada se estiver livre de todas as distrações, a manifestação deve partir do interesse pessoal, praticar constantemente a concentração leva a atenção sempre a se dirigir ao objetivo desejado e também deve ser cultivada no desenvolvimento para a mente, assim o foco sempre será fortalecido na medida em que é exercitada, porque não é um processo especifico, fazendo isso é de extrema importância para o sucesso.

 

Especialização em Docência de Ensino e Educação para Concursos. | Website

Conheça método que esta ajudando milhares de estudantes e concurseiros.  Ganhe um Ebook Gratuito no seu E-mail "Tripé da Aprovação". Baixe agora!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!